dia nacional do trânsito

VÍDEO: campanha incentiva exercício da empatia por motoristas e pedestres

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Hoje é o Dia Nacional do Trânsito, data estabelecida a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997, com o objetivo de conscientizar os condutores e a população. Logo no artigo primeiro, o código institui a maior de suas diretrizes, que diz "trânsito seguro é um direito de todos e um dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito". 

Campanha #EuMereçoUmTrânsitoSeguro começa hoje

Neste ano, o tema da campanha, em Santa Maria, é a "Empatia no Trânsito", que incentiva o cidadão a ser consciente em seu papel no trânsito, seja ele pedestre, ciclista ou condutor. 


Hospital da Brigada poderá não ter mais atendimento pediátrico

Na manhã de quinta-feira, a equipe do Diário passou cerca de meia hora na esquina das ruas Doutor Bozano e Floriano Peixoto e observou sete infrações de trânsito. Três delas cometidas por veículos que passaram o sinal vermelho, duas por pedestres e duas por ciclistas, que atravessaram a via com o sinal verde, fazendo com que veículos parassem ou reduzissem a velocidade.

Outro trecho observado pela reportagem foi o cruzamento da Avenida Presidente Vargas com a Rua Floriano Peixoto. Em 30 minutos, foram observados cinco veículos passando o sinal vermelho e quatro pedestres e dois ciclistas que atravessaram a avenida com o sinal aberto.

Esse é um cruzamento que não possui sinal para pedestres, fazendo com que eles se arrisquem na hora de atravessar a rua.

Santa Maria recebe show Drive-In Mix em estacionamento de shopping neste domingo

É o que acontece com a diarista Josiany Dias, 43 anos, que passa pelo local todos os dias. 

- Atravessar aqui é difícil porque, quando fecha o sinal na avenida, logo abre o sinal da Floriano. Se a gente passa muito devagar, não consegue chegar do outro lado da rua a tempo. Tem que ser rápido - conta.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, José Orion Ponsi da Silveira, explica que o local já é conhecido pelos acidentes, por isso, enquanto não tem sinaleira para pedestres, a solução foi implementar o 'vermelho estendido', que mantém todos os sinais do cruzamento fechados por alguns segundos, para que as pessoas possam atravessar. 

Outros pontos da cidade apresentam recorrência nos acidentes, como os cruzamentos da Avenida Medianeira com Floriano Peixoto e Avenida Dores com Rua General Neto, assim como na Rua Vale Machado com Avenida Rio Branco.

- O que mais causa esses acidentes são a falta de atenção e a desobediência a sinalização, assim como o excesso de confiança por parte de motoristas e pedestres - relata o secretário.

Fumaça de queimadas da Amazônia e do Pantanal chega à região de Santa Maria

Conforme Ponsi, nos dois últimos anos a cidade bateu recordes de redução de acidentalidade com mortes. Em 2019, houve queda de 48%, e em 2020, a redução foi de 72%. 

- Esses números de acidentalidade em queda são resultado do trabalho que viemos fazendo através do estudo caso a caso. Ao sabermos os detalhes do acidente, possamos verificar os motivos do ocorrido e trabalhar naquele ponto. Se a sinalização não estiver adequada, por exemplo, vai receber um tratamento especial. Também é resultado da fiscalização, feita de forma preventiva, assim como o reforço de ações de Educação para o Trânsito. 

Ponsi conta, ainda, que o maior número de pessoas atropeladas em travessias são idosos, por isso, a modernização do sistema é tão importante. 

O Cercamento Eletrônico, ainda não executado pela prefeitura, seria uma saída para dar mais fluidez e segurança ao trânsito, já que contaria com a 'onda verde' e câmeras de tráfego.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Novo caça da Força Aérea Brasileira faz o primeiro voo no Brasil

Santa Maria pode ter regras mais leves mesmo se ficar em bandeira vermelha Próximo

Santa Maria pode ter regras mais leves mesmo se ficar em bandeira vermelha

Geral